terça-feira, 6 de setembro de 2011

single [siŋgl] s. 1. coisa ou pessoa f. avulsa, só. 2. jogo m., competição f. para duas pessoas só. 3. ~s jogo m. para uma pessoa em cada lado. ║v. separar, escolher. ║adj. 1. um só, um único. 2. individual, para um só. 3. só, isolado, sozinho, solitário. 4. singular, único. 5. solteiro, não casado. 6. com um adversário ou competidor em cada lado. 7. simples, não múltiplo. 8. sincero, honesto, genuíno.

O Imperador Haile Selassie reina na Etiópia, soberano, entre 1930 e 1974.
Vive com a sua corte e estabelece rotinas. O protocolo, o guarda-roupa, os carros. Seguindo um horário rigoroso, audiências, nomeações, denúncias. O tempo dedicado aos animais de estimação: leões, leopardos, panteras, aves do paraíso, flamingos, um papa-formigas. O Imperador é único, como o Sol. Um cargo é uma honra. Ser Ministro da Pluma, Ministro das Finanças, Reverendo Tesoureiro. Ser responsável por abrir as portas pelas quais o Imperador passa, ou por colocar uma determinada almofada debaixo dos seus pés em função da altura de cada trono. Ser Chefe do Serviço Áulico de Espionagem, Imperial Body Guard, Grande Mordomo da Corte, Funcionário de Protocolo nos cortejos. Limpar o xixi do lulu dos sapatos dos dignitários para que eles possam continuar a agir imperturbáveis, não denunciando qualquer incómodo.
O povo passa fome. Tornam-se públicos os benefícios concedidos pelo Ministério do Alto Privilégio. Sabe-se da existência de avultadas contas bancárias do Imperador em bancos estrangeiros. Em 1969, há uma revolta estudantil. Dizendo agir “em nome do Imperador”, o exército junta-se ao movimento de renovação oposicionista. Entretanto, o regime avança nos planos de uma barragem no Nilo “em nome do progresso”. Os dignitários vão sendo detidos, desertificando-se a corte. Os que restam organizam-se em sessões de ginástica (pequenos grupos, para evitar detenções em massa) e iniciam-se os preparativos para a grande festa do 82º aniversário do Imperador. Nesse dia chove. Decorre o ano de 1974. A Comissão Militar Provisória destrona o Imperador, que se limita a afirmar: se a revolução for boa para o povo, concordo com ela.


single é sobre o universo doméstico de pessoas que, no presente contexto tardo-capitalista, optam por viver sozinhas. Não se pretende tratar da solidão, mas antes da hiper-individualidade. Nesse sentido, a casa – enquanto “ambiente” controlado, contentor de referências culturais e lugar de acções privadas – é aqui considerada como meio privilegiado para a construção de universos pessoais. O projecto parte de uma série de entrevistas a indivíduos que vivem efectivamente sozinhos e visa recriar em cena, alternada ou paralelamente, universos domésticos individuais do tipo dos retratados nessas entrevistas.






Fotografias de Susana Paiva

direcção Jorge Andrade a partir de O Imperador de Ryszard Kapuściński e de “Cell Block, Egospheres, Self-Container: The Apartment as a Co-Isolated Existence” de Peter Sloterdijk com Anabela Almeida, Bruno Huca, Carlotto Cotta, Flávia Gusmão, Hugo Bettencourt, Jorge Andrade, Marco Paiva, Miguel Damião, Pedro Gil e Tânia Alves cenografia e figurinos José Capela som Rui Lima e Sérgio Martins execução de figurinos históricos Guilhermina Rocha Gomes direcção de produção Manuel Poças co-produção Citemor apoio Teatro Nacional D. Maria II . ZDB . Adidas . Letra Livre

agradecimentos Daniel Worm, Elisabete Leite, Fernando Alvarez, Joana Botelho, Manuel João Ramos, Maria do Carmo, Maria H. Capela, Maria João Vicente, Sofia Sousa

Sem comentários: